Conteúdo Programático
Aula 01  Apresentação do Visual Studio
- Conhecer um pouco da Plataforma .NET;
 - Aprender sobre o serviço Web Service XML;
 - Adquirir conhecimentos sobre a linguagem C#;
 - Conhecer a interface do Visual Studio;
 - Criar um novo projeto;
 - Aprender a executar e finalizar os aplicativos durante o seu desenvolvimento;
 - Conhecer os painéis Solution Explorer, Toolbox e Properties;
 - Alterar o texto de título e o ícone do formulário;
 - Aprender a salvar um projeto.
 
Aula 02  Criando o primeiro projeto com Windows Forms - Parte I
- Iniciar um projeto Windows Form;
 - Alterar as propriedades do formulário;
 - Aprender sobre o recurso Intellisense;
 - Realizar Instanciação de objetos;
 - Fazer a Aplicação de Métodos;
 - Visualizar a utilização de Comentários;
 - Inserir Componentes: Label, Button, Panel, TextBox e CheckBox;
 
Aula 03  Criando o primeiro projeto com Windows Forms - Parte II
- Conhecer as propriedades e eventos do controle CheckBox;
 - Aprender as propriedades do componente PictureBox;
 - Aprender a importar imagens;
 - Criar e conhecer as propriedades e eventos do controle RadioButton;
 - Utilizar e conhecer as propriedades do controle OpenFileDialog;
 - Aprender a habilitar e desabilitar componentes;
 
Aula 04 - Criando o primeiro projeto com Windows Forms - Parte III
- Conhecer a propriedade do componente TextBox;
 - Trabalhar com a MessageBox;
 - Aprender sobre a declaração de variáveis;
 - Converter texto em número utilizando o Parse;
 - Conhecer o laço de repetição FOR.
 
Aula 05  Criando o layout do sistema
- Criar o layout do sistema Cálculo da Média:
 - Adicionar uma imagem como título do programa;
 - Size Mode;
 - Fixar e desafixar os painéis;
 - Copiar objetos através da tecla Ctrl;
 - Conhecer as linhas de alinhamento do Visual Studio;
 - Utilizar as ferramentas de alinhamento;
 - Criar uma caixa de seleção: comboBox;
 - Adicionar um seletor numérico;
 
Aula 06 - Programando o projeto Cálculo Média
- Aprender sobre váriaveis do tipo double e string;
 - Converter valores e utilizar a propriedade Convert.To;
 - Relembrar e usar a propriedade de conversão .Parse;
 - Obter conhecimento e utilizar a propriedade de conversão .ToString();
 - Conhecer e utilizar a propriedade Value;
 - Aprender a utilizar os operadores lógicos.
 
Aula 07 - Atividades de reforço - Criando um Conversor de Temperatura
- Relembrar a utilizar o painel Toolbox;
 - Relembrar a adicionar e configurar componentes (Label, TextBox, RadioButton, GroupBox, Button);
 - Aprender a utilizar a ferramenta Send to Back; (novidade)
 - Relembrar a utilizar a Snapline;
 - Relembrar a criar Variáveis;
 - Relembrar a aplicar Conversão de valores;
 - Relembrar a adicionar Comentários;
 - Relembrar a utilizar estruturas condicionais;
 - Relembrar a utilizar a Propriedade Clear();
 - Relembrar a utilizar a Estrutura de Repetição Foreach.
 
Aula 08 - Criando um aplicativo de Controle de Frota
- Aprender a criar classes;
 - Aprender a instanciar um objeto;
 - Conhecer o funcionamento de uma sequência de escape;
 - Aprender a criar métodos;
 - Fazer o encapsulamento.
 
Aula 09 - Criando um Aplicativo de Controle de Frota - II
- Aprender o que são as Propriedades o Atributo;
 - Obter conhecimento sobre Métodos de Acessos;
 - Conhecer e utilizar a propriedade AppendText;
 - Aprender sobre a Herança de Classes;
 - Conhecer e aprender a utilizar as propriedades Autoimplementadas.
 
Aula 10 - Atividades de reforço II: Preparando um sistema de cadastro de clientes
- Relembrar os conceitos de classes, atributos e propriedades autoimplementadas;
 - Revisar os métodos de acesso Set e Get;
 - Relembrar o Instanciamento de classe;
 - Revisar a aplicação da propriedade AppendText;
 - Relembrar as sequências de escape;
 - Elaborar e chamar um método.
 
Aula 11 - Polimorfismo Parte I: Trabalhando com sobrecarga de métodos
- Criar arquivos separados para as classes;
 - Polimorfismo (para que serve e sua importância);
 - Sobrecarga de métodos;
 - Método Construtor.
 
Aula 12 - Polimorfismo Parte II: Trabalhando com interfaces, classes e métodos abstratos
- Aprender sobre interfaces;
 - Conhecer classes abstratas;
 - Aprender a utilizar métodos abstratos.
 
Aula 13  Revisando o Polimorfismo
- Revisar os conceitos referentes ao Polimorfismo.
 - Sobrecarga e métodos;
 - Interface e classe abstrata.
 
Aula 14 - Projeto Final: Calculadora Parte I
- Elaborar o design de uma calculadora;
 - Adicionar componentes e alterar as propriedades dos mesmos;
 - Conhecer a estrutura completa de um evento;
 - Object Sender e EventArgs e;
 - Aprender a criar o comando de verificação dos botões;
 - Criar uma estrutura de decisão Switch / Case;
 
Aula 15 - Projeto Final: Calculadora Parte II
- Continuar o projeto da calculadora, programando os botões de operações;
 - Aprender sobre variáveis locais e globais;
 - Utilizar variáveis globais no formulário da calculadora.
 
Aula 16 - Projeto Final: Calculadora Parte III
- Relembrar como criar classes;
 - Relembrar como definir e utilizar classes abstratas;
 - Relembrar como implementar classes abstratas;
 - Relembrar e implementar a referência this;
 
