O Curso
Cada vez mais crescente, o mercado de tecnologia da informação necessita de bons profissionais e o Curso Interativo Lógica de Programação Visual Mídia é a porta de entrada para quem busca se tornar um programador de computadores. O curso objetiva proporcionar os conhecimentos necessários para a utilização das diversas linguagens de programação.
Mercado de trabalho
Com mercado aquecido, a procura por parte das empresas por profissionais da área de programação é intensa. Muitas vagas aguardam por candidatos capacitados. Estudos apontam que poderão faltar profissionais da área de programação, devido ao ritmo acelerado do avanço de ferramentas e softwares tecnológicos.
A Oportunidade
O público alvo do curso são pessoas que desejam aprender e aperfeiçoar as técnicas básicas no desenvolvimento de softwares para que futuramente desempenhe funções ou trabalhe no setor da programação com êxito.
Conteúdo Programático
- Aula 1 : INTRODUÇÃO A LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO
- Lógica de Programação;
- Vida real processos de programação;
- Tomada de decisões do sistema;
- Conhecer a ferramenta Looping;
- Linguagens de programação;
- Pseudocódigo;
- Aula 2 : TESTES DE MESA E DIAGRAMAS DE BLOCO
- Teste de mesa;
- Diagrama de Bloco;
- Aula 3 : TIPOS DE DADOS, CONSTANTES E VARIÁVEIS
- A memória RAM;
- O que é uma variável;
- A declaração das variáveis;
- Os Tipos de Variáveis;
- O que são Constantes;
- As linguagem de programação e sua classificação quanto as variáveis;
- Aula 4 : OPERADORES ARITIMÉTICOS, RELACIONAIS E LÓGICOS
- Tipos de Operadores;
- Hierarquia das Operações Aritméticas;
- Uso de Parentes;
- Operadores Relacionais;
- Operadores Lógicos;
- Aula 5 : ESTRUTURAS DE DECISÃO E REPETIÇÃO
- Estrutura de Decisão;
- Comando de Decisão SE;
- Comando de Decisão CASE;
- Comando de Repetição;
- Comando de Repetição FOR;
- Comando de Repetição WHILE;
- Aula 6 : ENTENDENDO A PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS
- Introdução ao conceito de Orientação a Objetos;
- O conceito de Classe;
- O conceito de Objetos;
- Herança Simples e Herança Múltipla;
- Usar e conversar com objetos;
- Encapsulamento;
- Aula 7 : INSTALANDO E CONHECENDO O MICROSOFT SMALL BASSIC
- O que é o Small Basic;
- Conhecendo os programas de exemplo;
- Download e instalação do programa;
- Primeiros contatos com o Small Basic;
- Nosso primeiro programa feito em Small Basic;
- Colocando em prática;
- Aula 8 : ESTRUTURAS DE DECISÃO E REPETIÇÃO NA PRÁTICA
- As tomadas de decisão prática;
- As estruturas de decisão SE;
- Comandos de Repetição;
- Comando de Repetição FOR;
- Comando de Repetição WHILE (Esse conceito foi para a apostila);
- Aula 9 : DESENHANDO COM O SMALL BASIC
- As funções gráficas do Small Basic;
- A tartaruga;
- Aula 10 : CRIANDO E USANDO SUB-ROTINAS
- O que é Sub-rotina;
- Primeiro programa com sub-rotinas;
- Sub-rotinas para capturar eventos do mouse e do teclado;
- Exemplo prático;
- Aula 11 : CÓDIGOS AVANÇADOS
- Construindo uma calculadora de idades;
- Construindo um conversor de temperaturas;
- A tartaruga sob seu comado;
- A tartaruga segue o mouse;
- Aula 12 : ATIVIDADES INTERESSANTES NO SMALL BASIC
- Executando sons;
- Como publicar seus projetos na Web;
- Como importar um projeto da Web;
- Jogos prontos;
- No que você se tornou?;
- Linguagens de programação da atualidade;