O Curso
O curso concentra-se, parte na produção de motion graphics e parte na produção de vídeos, focando a pós produção destes, com efeitos de transição, luz, sombra, entre outros. Além disso, alguns conceitos importantes são destacados, como o uso de máscaras, conceitos de renderização, correção de cores, ajustes de áudio e muito mais.
Características: Aulas práticas, que introduzem o conceito e já mostram sua aplicação imediata, visando uma absorção do assunto mais eficiente.
Temas das Aulas: As aulas abordam estudos de casos que inserem o aluno em situações corriqueiras do dia a dia de um profissional de produção e pós produção de vídeo, como a criação de motion graphics e vídeos corporativos, focando montagem, produção, adição de efeitos e finalização.
Conteúdo Programático
Aula 01 - Introdução ao Adobe After Effects
- Interativa:
- Ter uma introdução do que o curso oferecerá e iniciar o projeto Nibble Comunicação;
- Entrar no After Effects e conhecer a tela de boas-vindas;
- Aprender a criar e configurar uma composição;
- Alterar o tempo de maneira prática;
- Conhecer a interface do programa e importar os arquivos que serão utilizados;
- Aprender a criar pastas para organizar os arquivos no painel Projeto;
- Salvar o projeto numa pasta do computador;
- Criar as outras composições que farão parte do projeto;
- Colocar as composições das cenas na principal;
- Entender sobre as camadas na Linha de tempo;
- Colocar ordem no tempo das camadas aparecerem em cena;
- Aprender a utilizar o assistente de quadro-chave;
Aula 02 - Conceitos sobre animação Parte I
- Interativa:
- Iniciaremos a animação do projeto Vídeo Nibble;
- Entenderemos como funciona a animação através da opção Transformar dos elementos;
- Utilizaremos a ferramenta Converter Vértice;
- Também faremos as cópias de quadros-chave;
- Ensinaremos que podemos duplicar as camadas;
- Aprenderemos a mexer na barra Espaço de trabalho, para reproduzir somente no trecho que ela demarcar.
Aula 03 - Conceitos sobre animação Parte II
- Interativa:
- Reforçando o funcionamento das ordens das camadas;
- Aparando camadas utilizando outras como referência;
- Duplicando objetos através de teclas de atalho;
- Conhecendo a Ferramenta Rotação;
- Entendendo sobre como o After se comporta em relação ao posicionamento da agulha
- Aplicando Sombra projetada;
- Ocultando camadas;
- Rotacionando objetos através da propriedade.
Aula 04 - Trabalhando com textos
- Interativa:
- Dimensionar proporcionalmente;
- Estilo de camada: Sobreposição de cores;
- Ferramenta Texto;
- Ponto de ancoragem;
- Criando formas: Ferramenta Retângulo
Aula 05 - Inserindo máscaras e renderizando o trabalho
- Interativa:
- Encerrar o projeto Nibble;
- Utilizar máscaras (Ferramenta Caneta);
- Adicionar efeitos sonoros em algumas animações;
- Renderizar o trabalho, no formato Quicktime, H264.
Aula 06 - Realizando tratamento de cores e animações em textos
- Interativa:
- Ajustar o volume da música de fundo;
- Tratar as cores dos vídeos;
- Marcar a entrada dos textos de cada cena;
- Iniciar animação dos textos com animadores de texto.
Aula 07 - Trabalhando com efeitos e Camada 3D
- Interativa:
- Efeitos Dissolver em Bloco; Flash de lente;
- Camada 3D
- Parentear
- Predefinições de animação.
Aula 08 - Reforçando conceitos Parte I
- Interativa:
- Importar arquivos e organizá-los em pastas;
- Utilizar as ferramentas:
- Mover;
- Mão;
- Deslocar atrás;
- Retângulo arredondado;
- Caneta;
- Texto horizontal;
- Deixar o painel Composição mais fácil e trabalhar:
- Uso das réguas;
- Uso do botão Alternar grade de transparência;
- Utilizar estilo de camada:
- Sombra projetada;
- Aprender a usar o recurso de faz a imagem ou vídeo aderir ao formato do balão
- Fosco de alfa.
Aula 09 - Reforçando conceitos Parte II
- Interativa:
- Relembrar os conceitos:
- Adicionar composições na Linha de tempo e arrumar seus posicionamentos;
- Criar um objeto por subir os balões;
- Realizar o parentesco do balão com ele e mexer na propriedade Posição;
- Adicionar os áudios desse projeto;
- Preparar a última cena;
- Adicionar Efeito de lente na imagem;
- Renderizar e assistir ao trabalho pronto.
Aula 10 - Criando o efeito Vintage
- Interativa:
- Criar efeito Vintage
- Efeito Tonalidade
- Criar efeito Filme queimado
- Efeito Ruído fractal
- Salvar predefinições
- Efeito Vintage
- Efeito Filme Queimado
Aula 11 - Aula 11 - Efeitos e dicas Parte I
- Interativa:
- Trabalhar com efeitos do programa:
- Ondulação;
- Saliência
- Ícone de seleção de expressão.
- Retirar objetos da cena;
- Transformar um cenário em um dia chuvoso.
- Efeitos utilizados: Tonalidade, Níveis, CC Rainfall, Relâmpago avançado e Abertura linear;
- Foscos de controle: Luma e Luma invertido;
- Desfoque de movimento
Aula 12 - Aula 12 - Efeitos e dicas Parte II
- Interativa:
- Trabalhar com efeitos do programa:
- CC Radial Fast Blur;
- Desfoque Rápido;
- Espectro de áudio;
- Brilho;
- CC Split e CC Split 2.
- Criar máscaras a partir de um texto;
- Conhecer o recurso de Câmera;
- Converter áudio em quadros-chave.
Aula 13 - Aula 13 - Motion Graphics e Expressões Parte I
- Interativa:
- Aprender o que é Motion Graphic;
- Conhecer o que é interpolação de quadros-chave e expressões;
- Aprender a utilizar as expressões:
- LoopOut;
- Time;
- Index;
- Wiggle;
- Bounce;
- Entender a fórmula responsável por balançar um pêndulo;
- Conhecer as duas maneiras de ativar a expressão das propriedades.
Aula 14 - Aula 14 - Motion Graphics e Expressões Parte II
- Interativa:
- Aplicar expressões
- Transformar objeto em forma do After
- Repetidor
Aula 15 - Aula 15 - Reforçando conceitos Parte III
- Interativa:
- Máscara
- Camada de ajuste
- Fosco de controle (Alfa)
- Expressão Bounce
- Desfoque de movimento
- Câmera
- Flash de lente
- Predefinições
- Pintar
- Abertura de portas
- Tratamento de imagem
- Curvas
Aula 16 - Aula 16 Reforçando conceitos - Parte IV
- Interativa:
- Expressão Bounce; loopOut;
- Efeito Abertura linear;
- Efeito Aparecimento gradual lento;
- Efeito Desfoque gaussiano;
- Efeito Brilho e Contraste;
- Inserir a música de fundo e a narração, realizando os ajustes necessários;
- Exportar o trabalho.